terça-feira, 8 de maio de 2007

Newseum: o museu da notícia

Lembretes sobre os riscos do trabalho jornalístico estarão em exposição no novo Newseum, na avenida Pennsylvania, em Washington, que deve ser inaugurado em 15 de outubro.

A construção demorou mais de seis anos, a um custo de US$ 435 milhões, o que talvez faça dele um dos mais caros museus em construção no mundo, no momento.

O exterior transparente do edifício tem a intenção de transmitir a idéia de uma imprensa e sociedade livres. Um imenso retângulo emoldura a fachada, sugerindo uma televisão ou tela de computador que oferece aquilo que o museu define como "uma janela para o mundo". Os visitantes entram pelo Grande Salão da Notícia, no qual podem ver boletins com as notícias mais recentes em um gigantesco "zíper", antes de darem início a um percurso de 2,5 km. O edifício, que tem sete andares, contém também 135 apartamentos de luxo, lojas com a marca Newseum e um restaurante de três andares.


O objetivo do Newseum é apresentar "o primeiro rascunho da História", enfatizando ao visitante a importância da proteção constitucional à liberdade de expressão jornalística.

Um dos maiores desafios do museu será atrair visitantes em um momento no qual a maioria das pesquisas demonstra que o respeito dos cidadãos pela mídia noticiosa está em baixa.



Entre o material exposto estão a caminhonete blindada que os repórteres da revista Time usavam nos Bálcãs, ostentando marcas de tiros; o laptop usado por Daniel Pearl, o repórter do Washington Post assassinado no Paquistão em 2002; o colete que Bob Woodruff, correspondente da rede de TV ABC, estava vestindo no ano passado ao ser ferido por uma bomba no Iraque; um lápis usado por Mark Kellogg, repórter morto enquanto acompanhava o general Custer, em 1876; e a mais recente aquisição, o celular usado por um aluno da Universidade Tecnológica da Virgínia, no mês passado, para gravar um vídeo sobre o massacre no campus. Agora, o Newseum está tentando obter o vídeo.

Clique aqui para ver a matéria completa.
Veja como foi a construção do Newseum.
Portal Terra
Tradução: Paulo Migliacci - The New York Times

Nenhum comentário: